quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

* Ser homem é...

POST DEDICADO: Feater

Sentia saudades de desafios e, enfim, Feater me lançou o desafio “não me decepcione” ao determinar “Ser homem é...” como tema de seu Post dedicado. Trata-se de um tema complexo e que apresenta uma série de pontos de vista, mas tenho que confessar que todos os apresentados pela minha mente fértil me levavam a uma única conclusão. Só espero que minha opinião seja convincente e que, através dela, eu possa não decepciona-lo.



Seja homem!

Anos atrás tratávamos do assunto “ser homem” com um tom de másculo, que se sobrepõe em determinada situação, tem coragem. Dada a imagem criada do masculino como herói, bruto e forte e da mulher como doce e indefesa.

Acredito que a humanidade caminhou e caminha, com o passar dos anos e a chegada do novo século, para o fim desse tipo de colocação. Dado o momento em que a mulher do século atual é capaz de exercer com louvor qualquer tarefa antigamente realizada somente por homens, desde jogar futebol a pegar mulher.

Da mesma forma, o homem do século atual vem adotando algumas tarefas antes direcionadas ao público feminino, sem que sofra algum tipo de preconceito, como cuidar do lar ou ser um bom cabeleireiro.

Eu não defendo essa tese, mas aos poucos percebo que o mundo caminha para o fim dessa divisão dos sexos, tornando-se assim cada vez mais igualitário e justo.

Creio que qualquer colocação que dá um sentido diferente a ser homem, tende ao machismo. Penso que uma única coisa, se levarmos ao pé da letra, difere, realmente, os dois sexos, a qual daria à frase “Seja homem!” um significado voltado para “Tenha um pênis!”.

2 comentários:

  1. haUhaUhaUhaUhaUhaUAhuaHU
    vocÊ e foda mano
    e eu concordo mto com oq vc disse
    machismo ... ¬¬ e tenso

    by amigo do metal \,,/

    ResponderExcluir
  2. B, parabéns! Você conseguiu abordar o tema de maneira ótima! Não esperava outra coisa =D
    (E prepare-se, mais desafios virão, se me forem permitidos)

    Quando lhe propus o tema realmente esperava que você abordasse criticamente essa visão machista do "Ser homem", num mundo onde não existe mais "coisas de homem" e "coisas de mulher".

    Parte do post que merece destaque: "a mulher do século atual é capaz de exercer com louvor qualquer tarefa antigamente realizada somente por homens, desde jogar futebol a pegar mulher."
    Eu ri MUITO disso! xD

    Anyway, parabéns denovo ^.^

    ResponderExcluir